O ex-líder catalão Carles Puigdemont durante um discurso na Universidade de Copenhague, em 22 de janeiro de 2018| Foto: JONATHAN NACKSTRAND/AFP

O governo da Espanha está buscando aconselhamento jurídico para impedir a candidatura proposta do presidente deposto da Catalunha, Carles Puigdmenton, que pretende liderar um novo governo na região.  

CARREGANDO :)

Leia também: Presidente destituído da Catalunha diz que pode governar a região mesmo estando na Bélgica

A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Saenz de Santamaria, disse nesta quinta-feira (25) que o governo espanhol solicitou ao Conselho de Estado consultivo sua opinião sobre se esse desafio poderia ser apresentado perante o Tribunal Constitucional. Se o conselho concordar, a tentativa de impedir Puigdemont poderia ser apresentada já nesta sexta-feira (26).

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Saenz de Santamaria também afirmou que o status legal de Puigdemont não permite que ele compareça pessoalmente em solo espanhol. O líder catalão é procurado na Espanha com acusações de rebelião como parte de uma acusação na esteira da declaração de independência do Parlamento catalão em 27 de outubro.

Com informações da Associated Press.

Publicidade