A loteria de Natal, o sorteio mais popular do ano na Espanha, finaliza os preparativos para distribuir no próximo domingo, 22 de dezembro, um total de 2,24 bilhões de euros.
O vencedor do maior prêmio levará 4 milhões de euros se jogar com uma série completa, que custa 200 euros, embora o habitual seja participar com décimos, que conseguiriam 400 mil euro por cada 20 euros jogados, ou com participações compartilhadas, que ressaltam o espírito natalino desta loteria.
Três de cada quatro espanhóis comprarão a loteria do Natal, segundo um estudo da empresa Sigma Dois, apesar de a matemática não lhes dar razão: a cada ano algum estatístico se encarrega de lembrar que a possibilidade de conseguir algum dos 1.807 prêmios é de 5,3%, porcentagem inferior ao de outros sorteios.
Algumas lojas que vendem a loteria já registram longas filas nestes dias prévios ao sorteio, embora cada vez haja mais pessoas que compram pela internet, algumas inclusive no exterior.
No entanto, o único vencedor certo que se espera este ano é o Estado, que pela primeira vez aplicará um encargo de 20% a todos os prêmios superiores a 2,5 mil euros.