Distrito financeiro de NY se reinventa
Região costumava ser fria e impessoal, mas ganhou vários estabelecimentos que tornaram o bairro mais receptivo para moradores e visitantes.
Muçulmano pede engajamento
Na tarde última sexta-feira, o imã Shamsi Ali coordenou um evento em nome da união de várias religiões. Para ele, os muçulmanos precisam ser "embaixadores de sua fé" e se relacionar com pessoas de outras crenças como se fossem suas vizinhas.
Nas bancas, a quantidade de publicações dispostas a falar do 11 de Setembro é acachapante. Edições especiais preenchem as prateleiras falando de resiliência, luto e otimismo. A revista New York criou um portfólio de imagens sob o título: "Um Dia, Dez Anos". A capa mostra um detalhe da nuvem de poeira levantada pela queda das Torres Gêmeas. São muitas fotos incríveis (para o bem e para o mal). Uma delas mostra um resgatador exausto bebendo água de um hidrante a poucos metros dos escombros. Outra retrata com nitidez uma das pessoas que saltaram do prédio para escapar das chamas. Igualmente impressionante é a imagem de uma quantidade absurda de resgatadores, vistos do alto, trabalhando nos escombros do WTC.
Elenco
A revista The New Yorker, conhecida por investir mais em texto do que em imagens, convidou um elenco de escritores conhecidos para falar sobre os 10 anos do 11 de Setembro. Do grupo fazem parte Jonathan Safran Foer (Comendo Animais) e Zadie Smith (Dentes Brancos), além do próprio David Remnick, autor da biografia do presidente Barack Obama que é também editor da revista. A capa sombria é uma ilustração de Ana Juan que mostra as torres refletidas no Rio Hudson.
"As pessoas [que morreram nos atentados] não retornarão, mas a vida da cidade precisa continuar."
Paul Goldberger, articulista da revista New Yorker
Terra da liberdade
A revista Life optou por um tom mais de retrospectiva em vez de tentar analisar os fatos. A nova edição especial sobre o 11 de Setembro, com fotografias inéditas (a Life havia publicado outra anos atrás), faz uma cronologia cuidadosa do dia, com fotos que pouco apareceram na mídia internacional. Uma delas foi tirada de um circuito de segurança no aeroporto e mostra dois dos terroristas no momento do embarque.
Conexão profunda
Um dos artigos da New Yorker, escrito por Paul Goldberger, faz um balanço dos projetos ligados ao Marco Zero. Golberger argumenta que o plano aprovado, de Daniel Libeskind, foi e está sendo muito alterado pelos construtores Larry Silverstein e Douglas Durst. No entanto, o texto elogia o memorial criado por Michael Arad e o parque de Peter Walker. Ele diz que o resultado final, o memorial com a torre de 104 andares ladeada por três edifícios menores, cada um projetado por um escritório de arquitetura diferente, criará uma "conexão profunda" de duas verdades: , escreve Goldberger.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura