O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, suspendeu nesta quinta-feira (4) o comício de encerramento de sua campanha, em Caracas, diante do "excesso de gente" nas ruas, disse à AFP o ministro da Comunicação, Andrés Izarra. "Não podemos continuar, há muita gente" nas ruas, revelou Izarra após o presidente descer do caminhão aberto que o transportava pelo centro da capital e subir em um veículo fechado, como mostraram imagens da TV estatal VTV.
Chávez havia iniciado seu último dia de campanha em Caracas sob intensa chuva, o que não o impediu de discursar de um palanque no centro da capital. Em seguida, o presidente subiu e um caminhão, acompanhado de suas filhas e colaboradores, para avançar em caravana até o Palácio Presidencial de Miraflores.
O encerramento da campanha ocorreria com um grande comício em Puente Llaguno, na região do palácio, para onde se dirigiram milhares de pessoas. Chávez, 58 anos, que tenta a reeleição após quase 14 anos de governo, se declarou curado de um câncer em julho passado, um ano após o diagnóstico. O tipo e a gravidade do tumor jamais foram revelados.
O presidente enfrenta nas eleições do próximo domingo o ex-governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles Radonski, que tem atraído multidões às ruas e reduzido a vantagem de Chávez nas pesquisas na reta final da campanha.