• Carregando...
Presidente Barack Obama: “Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela” | Mike Theiler/Reuters
Presidente Barack Obama: “Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela”| Foto: Mike Theiler/Reuters

Fim

Nos anos 1980, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) exigia, por meio de sanções econômicas, o fim do Apartheid

Cansaço

A sociedade branca sul-africana parecia cansada do banimento imposto pela comunidade internacional por causa do Apartheid.

Reformas

Em 14 de setembro de 1989, assume a Presidência Frederik W. de Klerk. Herdeiro de fundadores do Partido Nacional, ele inicia reformas no regime político.

Libertação

No dia 2 de fevereiro de 1990, legaliza o Conselho Nacional Africano (CNA) e, no dia 11, anuncia a libertação de Mandela.

Divórcio

Livre, ele inicia negociações por reformas políticas. Separa-se de Winnie em abril de 1992, após 33 anos de casamento.

Láurea

Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, juntamente com o presidente Frederik de Klerk, no dia 15 de outubro de 1993.

Histórico

Em maio de 1994, ele tornou-se o primeiro presidente negro na história da África do Sul, encerrando o mandato em 1999, sem tentar uma reeleição, como já havia se comprometido ainda antes de tomar posse.

Aposentadoria

Em 2004, ele anunciou que se retirava da vida pública.

Um dia

Em 2009, as Nações Unidas declararam o dia 18 de julho como o Dia Internacional de Mandela, em que organizações e indivíduos são encorajados a tomar parte em ações humanitárias.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lamentou ontem em pronunciamento na Casa Branca a morte do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

Líder do fim do A­partheid e figura adorada pelos sul-africanos, Nelson Mandela morreu aos 95 anos em sua casa em Johannes­­burgo.

"Nelson Mandela lutou por um ideal e morreu por um ideal. Hoje ele vai para casa. Ele não nos pertence mais, pertence à Historia", disse Obama.

Em discurso breve, na Casa Branca, o presidente americano ainda elogiou a trajetória de Mandela e se disse inspirado por ele.

"Madiba transformou a África do Sul e emocionou todos nós [...] Eu sou um dos milhões que se inspiraram em Mandela. A primeira coisa que fiz na política foi um protesto contra o Apartheid."

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela como um "herói de nosso tempo" e ordenou que a bandeira da residência oficial do chefe do governo britânico fique a meio mastro.

Provação

Líder negro passou 27 anos preso e incomunicável

Mandela foi preso em 5 de agosto de 1962 e condenado à prisão perpétua por sabotagem contra o governo, em 12 de junho de 1964. Quando foi preso, em 1962, Mandela estava casado pela segunda vez com a militante Winnie Madikizela, que conheceu nas reuniões do Conselho Nacional Africano (CNA), em 1956, quando ainda vivia com Evelyn Ntoko Mase. Casaram-se em 1958 e tiveram duas filhas. Incomunicável durante 27 anos, Mandela deve a Winnie o início do movimento de luta por sua libertação. Não assistiu ao processo de mitificação de seu nome. Winnie sofreu inúmeras represálias. Foi presa e ameaçada, além de processada por envolvimento em atos radicais. No final da década de 80, Mandela era o preso político mais famoso do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]