O monsenhor Antônio Luiz Catelan, assessor da CNBB que acompanha os cardeais brasileiros em Roma, disse aos jornalistas brasileiros que a candidatura de dom Odilo Scherer a papa "cresce em mais de um continente". Ele afirmou que os cardeais têm conversado sobre a eleição e que há um "interesse muito explícito" pelo arcebispo de São Paulo na imprensa internacional.
Catelan disse que Scherer sabe das articulações, mas diz entre os religiosos que é "natural que olhem nomes de cada continente". "Ele não está levando a sério que é candidato. Ele não se sente candidato, continua com a mesma humildade de sempre."
Catelan fez uma defesa aberta do arcebispo de São Paulo como papabili e enalteceu seu comportamento na crise da reitoria da PUC, sua capacidade administrativa e seus contatos com cardeais italianos influentes no conclave.
Ele também contou que os cinco cardeais brasileiros almoçaram juntos no primeiro dia de congregação geral. Catelan é assessor da CNBB, presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno Assis, que vota no conclave.
O monsenhor ainda contou que hoje foi encarregado por dom Odilo de comprar três livros que ele quer ler na temporada eleitoral. Um deles é do falecido cardeal Agnelo Rossi.