Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sucessão na Santa Sé

Bento XVI vai ser chamado de “papa emérito”

Depois da renúncia, às 20 h de amanhã (16 h em Brasília), o papa Bento XVI permanecerá pontífice – pelo menos no título. Após semanas de debate interno, o Vaticano decidiu que ele será chamado "Sua Santidade Bento XVI" ou "Papa Romano Pontífice Emérito". Parece um detalhe, mas não é. Pela primeira vez em 600 anos, a Igreja Católica vai se encontrar na situação inusitada de ter duas pessoas com o título de "Sua Santidade" — o atual e o que ainda será eleito — convivendo sobre o mesmo teto, o Vaticano.

"Foi uma decisão tomada com ele, em consulta com outros", explicou o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi.

Com tanto simbolismo e tradição, todo detalhe é pouco. Bento XVI vai ter de tirar o sapato vermelho de papa, cor reservada ao sucessor. Que calçado ele vai usar?

"Não serão sapatos vermelhos, e sim marrons. O pontífice ficou muito contente com os calçados desta cor que lhe deram de presente na viagem a León (México), porque são muito confortáveis", destacou Lombardi.

Bento XVI também vai se desfazer de seu Anel do Pescador — outro símbolo reservado ao papa que comanda o Vaticano. O anel deverá ser destruído, como manda a tradição da Igreja.

Finalmente, decidiu-se que ele continuará usando a roupa branca, mas uma mais simples que a atual, sem a manta.

Últimos momentos

O Vaticano também divulgou detalhes dos últimos momentos do papa demissionário. Ontem ele separou os documentos que serão enviados para os diversos arquivos do Vaticano, além de seus próprios estudos, que levará com ele para sua nova residência.

Pelo menos 50 mil pessoas são esperadas hoje na Praça de São Pedro, onde ele fará sua última audiência pública com os fiéis.

A agenda de amanhã funcionará com a precisão de um relógio suíço. Às 16h55, o papa sairá de carro em direção ao heliporto. O cardeal decano, Angelo Sodano, lhe dirá adeus. Às 17 h, o helicóptero levará sua Santidade para Castelgandolfo, onde ele passará os próximos dois meses. Lá ele fará sua última aparição pública como papa, quando saudará o padre e os religiosos da diocese local.

Às 20 h, quando a renúncia for efetiva, a Guarda Suíça terminará o seu trabalho na porta do Palácio Apostólico de Castelgandolfo.

"Assim terminará o Pontificado de Bento XVI, às 20 h de 28 de fevereiro", declarou, em tom solene, o porta-voz do Vaticano.

Neste momento, inicia o período chamado pelo Vaticano de Sé Vacante — aquele onde a Igreja Católica não tem um chefe de Estado, e todas as decisões importantes são suspensas. O Vaticano é governado pelo Colégio dos Cardeais.

Somente a partir de segunda-feira os 115 cardeais com direito a voto serão oficialmente convocados a Roma para a escolha do novo pontífice.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.