• Carregando...

Gazeta do Povo traz o perfil dos mais cotados para papa

Textos foram escritos pelo jornalista norte-americano John Allen Jr., do "National Catholic Reporter".

Confira todos os perfis já publicados

Cardeais participam da última missa antes do início do conclave

Em seu último compromisso público antes do ínício, na tarde desta terça-feira (11), do conclave que escolherá o sucessor do Papa Bento XVI, os cardeais participam nesta manhã de uma missa solene na basílica de São Pedro.

Leia a matéria completa

Cardeal decano faz um chamado pela unidade na Igreja

O cardeal decano, Angelo Sodano, fez um forte apelo pela unidade da Igreja durante a missa "Pro eligendo Romano Pontifice", realizada antes do início do conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI, que começa hoje.

Leia a matéria completa

Cardeais que estarão no conclave participaram na manhã desta terça-feira (12) da missa que abre o processo para a escolha do sucessor de Bento XVI. Aberta ao público, a cerimônia, realizada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, contou com a presença de fiéis brasileiros, que marcaram presença também na praça em frente à basílica.

O frei carmelita Fabio Magno de Castro Araújo, que estuda com os Agostianos em Roma, disse acreditar que a agenda do novo papa será focada na evangelização. "A agenda papal não se centrará nos escândalos que tanto a imprensa insiste em focar, mas na sua missão de evangelizar os povos e dar a boa nova a todas as gentes", afirmou.

Fabio estava acompanhado de Adilson Couto, sacerdote da cidade de Mariana, em Minas Gerais. Para este, a reforma da Cúria não ocupa a atenção central da Igreja Católica neste momento. "Ela (a reforma) vai ser desenvolvida a fim de que todos possamos trabalhar com mais eficácia, não é um fim em si mesma", disse.

Juntos para acompanhar a missa, os padres Paulo Rosemberg, de Fortaleza, no Ceará, e Francisco Ribeiro, de São Luís, no Maranhão, disseram que não estranharam a renúncia de Bento XVI. Ambos afirmaram ainda que estão vivendo um momento de "muita paz" e "confiando na providência divina".

Também presente na praça de São Pedro, Marcelo Souza, funcionário público da Câmara Municipal de São Paulo, disse que considera o papa emérito de uma "inteligência brilhante" e que ele fez "muito" pela Igreja. O brasileiro, que aproveitou as férias para visitar uma de suas filhas, que mora em Roma, também disse não acreditar que a Igreja está perdendo fiéis.

"Na verdade, estes que se vão, nunca estiveram de fato. Portanto, não se perde aquilo que não se tinha", afirmou. "Tenho muita confiança de que esta é uma época de renovação que será muito fecunda para a Igreja e para o mundo. Hoje, ninguém pode dizer que não conhece a Igreja, depois de tanta divulgação de tudo o que está acontecendo aqui", acrescentou.

Já a brasileira Camilla Campos, de Recife, Pernambuco, que faz um máster em Pedagogia de Adoção em Roma, não quis comentar com detalhes suas opiniões sobre o conclave e permaneceu concentrada na missa, que acompanhou pelo telão.

Entre os que foram a Roma a passeio e aproveitaram para acompanhar a missa estavam as famílias Ventura Lopes e Facchinato. De férias pela Itália, passaram por Roma a caminho de Milão. "Nossa viagem foi planejada há meses. Jamais poderíamos imaginar que viveríamos este momento tão importante para a Igreja, aqui, na praça de São Pedro", disse Vivian Ventura Lopes, arquiteta formada pelo Mackenzie, em São Paulo. Como paulistanos, estão muito entusiasmados com a possibilidade do arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, seja o eleito papa.

Veja fotos de brasileiros no Vaticano

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]