O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, informou nesta quinta-feira (7) que terminou sem acordo sobre a data o conclave a quinta reunião da Congregação Geral, que antecede e prepara a votação que escolherá o sucessor de Bento XVI.
Segundo Lombardi, ainda falta chegar a Roma um cardeal com direito a voto na eleição do novo pontífice. É necessária a presença dos 115 cardeais votantes para que se possa definir a convocação do conclave. O único que falta é o vietnamita Jean-Baptiste Pham Minh Man, que deverá chegar no pequeno Estado ainda nesta quinta-feira.
Ao todo, 152 cardeais, incluindo 114 votantes, estavam na reunião, que deveria reunir os 207 cardeais, incluindo os maiores de 80 anos, sem poder de voto. Os clérigos voltarão a se reunir nesta tarde na Ala Nova do Sínodo, lugar das congregações gerais, que estão sendo realizadas desde a última segunda.
O representante do Vaticano também descartou que a primeira missa do conclave possa acontecer na próxima segunda, conforme previsão da imprensa. A previsão é que o pontífice seja escolhido antes do Domingo de Ramos, primeira celebração da Semana Santa, no dia 24.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião