O conclave para a escolha do próximo papa terá agora a participação de 116 cardeais, uma vez que um deles decidiu que está velho e doente demais para participar.
O cardeal indonésio, Julius Darmaatjadja, arcebispo emérito de Jacarta, disse que está com a visão muito ruim e não participará do conclave também porque não pode levar consigo um assistente para dentro da Capela Sistina.
A informação foi divulgada pela AsiaNews, uma agência de notícias missionária vinculada ao Vaticano. O cardeal Darmaatjadja tem 78 anos de idade.
Todos os cardeais com menos de 80 anos são aptos a votar. O abandono precisa ser aprovado pelo Colégio Cardinalício, mas há precedentes para tal em casos de saúde.
A data do início do conclave ainda não foi decidida, mas a expectativa é de que a eleição do próximo papa tenha início no prazo de duas semanas após a oficialização da renúncia de Bento XVI, no dia 28.
Hoje, um porta-voz do Vaticano disse que não está prevista a nomeação de nenhum novo cardeal antes da renúncia de Bento XVI. As informações são da Associated Press.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião