A escolha do arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, como o novo pontífice da Igreja Católica, sob o nome Francisco, foi destacada, como era de se esperar, pelos portais de jornais argentinos nesta quarta-feira (13).
O La Nación optou pela manchete "O argentino Jorge Bergoglio é o novo papa", destacando as informações de que ele é um jesuíta de carreira e que foi de adversário a sucessor de Joseph Ratzinger, o papa emérito Bento XVI, seu antecessor na função.
Já o site do Clarín destacou, além da eleição do arcebispo da capital argentina, a fala de Bergoglio dizendo que os cardeais foram buscar o papa no "fim do mundo".
O diário esportivo Olé, muito conhecido pelas piadas e pela rivalidade com brasileiros, usou uma metáfora do imaginário futebolístico - La Mano de Díos (A mão de Deus) - para se referir a escolha do Colégio Cardinalício. A expressão remete ao famoso gol de mão de Maradona contra a Inglaterra nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 1986. O time argentino, mais tarde, seria campeão do torneio pela segunda vez.
Confira abaixo algumas das repercussões
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura