A presidente Dilma Rousseff viaja na madrugada deste domingo (17) a Roma para assistir na próxima terça-feira (19) à missa início de pontificado do papa Francisco.
Dilma partirá de Brasília à 1h de domingo (17) e chegará às 18h30 locais (14h30 de Brasília) à capital italiana, onde não deve realizar atividades oficiais até terça (19), segundo a agenda divulgada pela Presidência.
A presidente deve manter um breve encontro privado com o papa, mas o Vaticano não confirmou o horário da provável reunião, segundo informou nesta sexta-feira (15) o ministro da Secretaria da Presidência, Gilberto Carvalho.
Após a eleição de Jorge Bergoglio como novo papa, Dilma divulgou uma mensagem na qual felicitou o novo pontífice, "a Igreja Católica e o povo argentino", assim como celebrou o fato de os cardeais terem escolhido um latino-americano.
"É com expectativa que os fiéis esperam a vinda do papa Francisco ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude em julho" acrescentou em sua mensagem.
Segundo Dilma, o fato de o papa visitar o país quatro meses após ter sido eleito "fortalece as tradições religiosas brasileiras e reforça os laços que unem Brasil e Vaticano".
Em declarações a jornalistas, Dilma disse nesta sexta-feira (15) que "é importante" sua viagem a Roma por sua posição de presidente, para representar "a grande população de católicos" do país, que chega a 123 milhões de pessoas, 64,6% dos brasileiros, segundo dados do censo de 2010.