A missa que simbolizou o início do pontificado do papa Francisco foi acompanhada à distância por seus conterrâneos argentinos. Em silêncio e com muita emoção, milhares de pessoas assistiram ao evento de Jorge Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano, na catedral de Buenos Aires, localizada na histórica Praça de Maio.
Jovens, famílias com crianças, idosos e fiéis de diferentes classes sociais acompanharam a cerimônia em quatro grandes telões dispostos dentro e fora da catedral. A vigília começou ainda na noite de segunda-feira (18), às 22 horas (locais). Um grande grupo de fiéis permaneceu toda a madrugada na praça para orar por Francisco.
Antes do início da cerimônia, o público se entreteve com shows de artistas argentinos. O papa Francisco surpreendeu ao driblar, mais uma vez, o protocolo. Ele entrou na Praça de São Pedro, no Vaticano, com um jipe branco e desceu do veículo para beijar e abraçar fiéis. A primeira ovação foi quando o pontífice pronunciou palavras em espanhol:
"Ele está falando espanhol. Ele está falando espanhol", repetiram os fiéis argentinos.
Eleito na última semana, Bergoglio é o primeiro papa latino-americano, jesuíta e de nome Francisco. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chegou a Roma no domingo (17) para participar da cerimônia. Em encontro oficial com o papa na segunda-feira, a mandatária demonstrou surpresa ao receber um beijo do Pontífice.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião