A missa que simbolizou o início do pontificado do papa Francisco foi acompanhada à distância por seus conterrâneos argentinos. Em silêncio e com muita emoção, milhares de pessoas assistiram ao evento de Jorge Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano, na catedral de Buenos Aires, localizada na histórica Praça de Maio.
Jovens, famílias com crianças, idosos e fiéis de diferentes classes sociais acompanharam a cerimônia em quatro grandes telões dispostos dentro e fora da catedral. A vigília começou ainda na noite de segunda-feira (18), às 22 horas (locais). Um grande grupo de fiéis permaneceu toda a madrugada na praça para orar por Francisco.
Antes do início da cerimônia, o público se entreteve com shows de artistas argentinos. O papa Francisco surpreendeu ao driblar, mais uma vez, o protocolo. Ele entrou na Praça de São Pedro, no Vaticano, com um jipe branco e desceu do veículo para beijar e abraçar fiéis. A primeira ovação foi quando o pontífice pronunciou palavras em espanhol:
"Ele está falando espanhol. Ele está falando espanhol", repetiram os fiéis argentinos.
Eleito na última semana, Bergoglio é o primeiro papa latino-americano, jesuíta e de nome Francisco. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, chegou a Roma no domingo (17) para participar da cerimônia. Em encontro oficial com o papa na segunda-feira, a mandatária demonstrou surpresa ao receber um beijo do Pontífice.
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Defensor de Natuza Nery, Gilmar Mendes tem histórico de processos contra jornalistas
O “abraço na democracia” será apenas simbólico mesmo
Governo abre ano com leilão nas Cataratas do Iguaçu após captar R$ 48 bi com concessões de rodovias