Gazeta do Povo traz o perfil dos mais cotados para papa
Textos foram escritos pelo jornalista norte-americano John Allen Jr., do "National Catholic Reporter".
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira (13), às 15h08 (de Brasília, 19h08 de Roma). Isso simboliza que os cardeais que participam do conclave atingiram uma decisão e o sucessor de Bento XVI como pontífice da Igreja Católica está eleito.
Com uma ovação, a multidão que aguardava a escolha do novo papa na praça de São Pedro saudou a decisão. A escolha saiu após a quinta votação realizada pelos 115 cardeais eleitores. A condição para a eleição era que fossem dados dois terços dos votos (77) para um dos candidatos.
Ao vivo: veja imagens do Vaticano
Confira fotos dos fiéis que lotam a praça de São Pedro
Os sinos da Basílica de São Pedro repicaram dando a boa nova ao eleito, que passará à chamada sala das lágrimas para se vestir com batina branca e sapatos vermelhos.
O nome do novo pontífice ainda não foi divulgado pelo Vaticano, mas o sucessor de Bento XVI deve ser apresentado aos fiéis da sacada central da Basílica de São Pedro, que já foi preparada para a ocasião.
O conclave realizado na tradicional Capela Sistina durou pouco mais de 25 horas. A rapidez na eleição manteve a tônica das últimas décadas, nas quais nenhuma superou as 11 votações.
Pio XII foi eleito com três votações e em menos de 24 horas; João Paulo I com quatro; Bento XVI com quatro; Paulo VI com cinco; João Paulo II com oito; e João XXIII, com 11.
Veja fotos dos fiéis aguardando a eleição do novo papa na praça de São Pedro
Fiéis acompanham a escolha do papa
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião