A chuva não impediu que muitos fiéis se aproximassem da Praça de São Pedro para ver a fumaça que anunciaria o resultado da primeira votação dos cardeais para a eleição do novo papa, sucessor de Bento XVI. Segundo informações da mídia italiana, milhares de pessoas, incluindo 40 delegações estrangeiras, estão chegando pouco a pouco à Cidade Eterna, com um pico previsto entre os dias 17 e 19 deste mês, para testemunhar de perto os primeiros momentos do novo Pontífice da Igreja Católica, a partir de sua apresentação na varanda frontal da basílica de São Pedro, sua 'entronização', à primeira Missa, à primeira audiência, à primeira Semana de Páscoa.

CARREGANDO :)

O governo italiano preparou, para os primeiros atos públicos do futuro papa, esquema semelhante que realizou para os últimos dias do papa emérito, Bento XVI, no final de fevereiro. Blindaram o Vaticano e arredores com medidas excepcionais de segurança, como carros blindados e esquemas anti-hackers.

Os hotéis aumentaram quase 29% os valores das diárias, com a média de 160 euros por noite. Segundo as estatísticas, o maior número de solicitações é da própria Itália, sendo lideradas pelos milaneses. Já em relação aos países estrangeiros, em primeiro lugar vem Alemanha, seguida do Reino Unido, Espanha e França.

Publicidade

Os bares, cafés, lojas, farmácias, o comércio em geral apresentam bastante movimento e os meios de transporte também, ainda que o cotidiano romano aparentemente segue seu curso normal. Os ônibus e o metrô estão circulando de forma habitual. A impressão é de que a Praça de São Pedro se encherá a cada final da votação, uma vez no final da manhã e outra, no final da tarde, seja de turistas ou cidadãos de Roma, até que o papa seja eleito. E, essa multidão come, bebe... e costuma comprar guarda-chuvas quando chove ou faz muito sol... e não há dúvida de que muitos turistas levarão da Cidade Eterna um suvenir do novo Sumo Pontífice, que segundo os lojistas locais, estão preparados para a estampar o rosto de qualquer cardeal, de forma imediata. É só sair a fumaça branca...