A eleição do cardeal argentino Jorge Bergoglio como novo papa, na quarta-feira (13), gerou em torno de sete milhões de tuítes, uma média de 130 mil por minuto, de acordo com o blog oficial do Twitter. A quantidade astronômica ficou atrás apenas dos alcançados por Obama no dia em que foi eleito para um segundo mandato nos EUA, em novembro do ano passado. A vitória de Obama originou 20 milhões ao todo.

CARREGANDO :)

Os Trending Topics mundiais de quarta-feira também se referiam à eleição papal em sua maioria. Eram: #Bergoglio, #HabemusPapam, #PrimerasPalabrasDelPapa, #PopeFrancis e #Papa. A conta oficial do Papa, @Pontifex, voltou à ativa com a mensagem "HABEMUS PAPAM FRANCISCUM", que foi retuitada mais de 81 mil vezes. A conta - que teve todas as publicações de Bento XVI deletadas - já tem mais de 1,8 milhão de seguidores.

A rede social também causou confusão. No momento em que foi anunciada a escolha de Bergoglio, um perfil falso do religioso no Twitter, o @JMBergoglio, escreveu como se fosse o líder da Igreja Católica: "Estou imensamente feliz por ser o novo Papa, Francisco I". A página em poucas horas conseguiu a marca de 30 mil seguidores, mas a conta foi suspendida rapidamente.

Publicidade

Outra polêmica que invadiu a rede foi a suposta premonição de um espanhol a respeito do novo líder da Igreja Católica. Na noite anterior ao dia em que Bento XVI renunciou, a namorada de Alejandro R. de Cabo havia escrito: "Meu namorado acordou ontem à noite às 4:00 dizendo que tinha sonhado com um novo Papa chamado "Francisco I e hoje Bento renuncia", postou a jovem Yoalanda de Mena (@yolandademena), que mora em Madri, em 11 de fevereiro de 2013.

Depois que Bergoglio foi eleito, a conta da espanhola começou a ter notoriedade no Twitter, e a mensagem já foi compartilhada por quase 50 mil usuários. Em tom de brincadeira, alguns internautas pediram ao casal os números da loteria e os resultados de jogos de futebol. O sonho premonitório foi destaque no site do jornal espanhol "El Mundo".

Desde que saiu a notícia do Papa argentino, Alejandro (@ardecabo) não fez mais do que se defender de críticas ou receber elogios pela previsão."Não sou uma pessoa religiosa ou especialmente crente, simplesmente sonhei. A casualidade é a explicação lógica, mas não sei", escreveu em outro tuíte.