A imprensa estrangeira está em Toledo, no oeste do Paraná, por causa de dom Odilo Scherer. Como o arcebispo de São Paulo aparece entre os nomes cotados para papa, jornalistas de várias partes do mundo querem mostrar o local em que o cardeal brasileiro passou a infância e começou sua formação religiosa.

CARREGANDO :)

Distrito

Na semana passada, veículos de comunicação como a BBC (Inglaterra), The Washington Post (EUA) e Corriere della Sera (Itália) procuraram a família Scherer para mostrar um pouco da história do cardeal gaúcho de nascimento, mas que veio para o Paraná com 3 anos junto com a família, para viver no distrito de Dois Irmãos, em Toledo.

Publicidade

Escolhido para ser o porta-voz da família, o professor Flávio Scherer passou os últimos dias atendendo jornalistas. Na manhã da última segunda-feira, no intervalo de uma hora, Scherer recebeu cinco ligações de veículos de comunicação.

Visão

A família de 12 irmãos está espalhada pelo Brasil, mas todos têm a mesma visão quando o assunto é dom Odilo. "Eu falo [com a imprensa] porque me delegaram para falar, mas a minha fala é a de todos", diz o professor.

No primeiro encontro da família Scherer com a reportagem da Gazeta do Povo, eles não esconderam o entusiasmo com a possibilidade de dom Odilo se tornar papa, mas disseram acompanhar o conclave com "prudência", dizendo que o momento atual pede orações.

Brasil

Publicidade

Na avaliação de Flávio Scherer, mesmo que dom Odilo não se torne papa, quem assumir o Trono de Pedro terá os olhos voltados para o Brasil.

"Nunca o Brasil chegou tão longe no processo de escolha e isso vai mexer com o futuro da Igreja [brasileira]. O futuro papa vai olhar com mais atenção para o Brasil e para a América Latina. Tenho a impressão de que, de qualquer forma, a contribuição que dom Odilo dará para o futuro papa será muito importante. Será ouvido, sem dúvida, na condição de cardeal, afinal a função de cardeal é ser assessor do papa", comenta.