Torcedor do Clube Atlético San Lorenzo de Almagro desde criança, Bergoglio, ainda arcebispo, frequentava a sede do time em ocasiões especiais. Para homenagear o pontífice, o clube preparou uma camisa personalizada que será entregue para ele em Roma. Com o nome Francisco, em destaque, e uma pequena frase: "Papa Francisco. Rezamos por vós. Reze por nós".

CARREGANDO :)

Em 2008, quando o San Lorenzo comemorou o centenário, o sumo pontífice foi brindado com uma carteira de sócio e uma foto da primeira formação da equipe que exibia com orgulho no escritório onde trabalhava antes de se tornar papa. Bergoglio abençoou o campo de futebol e rezou missa na capela do clube, e chegou a pedir aos jogadores e à torcida que orassem pela Virgem Maria antes das partidas.

"Quando ele vivia aqui demonstrava amor pelo clube", conta o encarregado da Cidade Esportiva, como é chamada a sede do clube, Pablo Coronel.

Publicidade

Em uma das cerimônias, crismou dois jogadores juvenis, hoje integrantes do time principal, Jonathan Pacheco, 20 anos, e Angel Correa, 16 anos. Hoje, eles comemoram. "O primeiro papa da Argentina é do San Lorenzo", orgulha-se Pacheco.

A vida religiosa de Pacheco e Corrêa está marcada pela figura de Bergoglio, também presente na primeira comunhão dos jogadores. "Ele é um homem sensível, humilde que sempre sorri", lembra o atleta.

Religião e bola sempre andaram lado a lado no San Lorenzo. O clube foi fundado em 1908 por um padre salesiano chamado Lorenzo Massa. O religioso decidiu criar um pequeno campo de futebol em um igreja depois de um menino ser atropelado na rua quando jogava bola.

A Cidade Esportiva do San Lorenzo fica em uma área de 17 hectares, no Bairro Flores, onde Bergoglio nasceu. Ameaçada de rebaixamento no atual campeonato, a equipe é considerada uma das cinco maiores do país, ao lado do Boca Juniors, River Plate, Racing e Independiente, e já conquistou cinco títulos nacionais, o último em 2007. Também foi campeã da Copa Sul-Americana e da Copa Mercosul.