• Carregando...

Catedral Basílica e Colégio dos Jesuítas de Salvador – BA

Fundado por Manoel da Nóbrega em 1553, o colégio da Bahia foi a primeira escola do país. Parte da sua estrutura foi ocupada com a construção da Catedral Basílica de Salvador, uma das mais ricas do período colonial. O conjunto fica no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. As missas na Catedral são realizadas de quarta a sexta, às 18 horas, e aos domingos, às 9 e às 18 horas.

Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – PR

O Museu de Paranaguá tem mais de 70 mil peças e ocupa o prédio do antigo Colégio dos Jesuítas da cidade, inaugurado em 1755. A igreja anexa foi demolida, mas o prédio do colégio foi tombado em 1938 e passou por restauração no fim da década de 1950. O acervo contém artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas. O museu fica na Rua General Carneiro, 66, e é aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h30 ao meio-dia e das 13 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 12 às 18 horas.

Santo Inácio – PR

O município de 5.200 habitantes, na divisa do Paraná com São Paulo, foi a primeira redução jesuítica na região de Guairá, fundada em 1610. O sítio arqueológico de 12,25 hectares é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual. O museu da cidade guarda parte do acervo e promove visitas guiadas ao sítio arqueológico e aos marcos da presença jesuítica na cidade. O tour dura três horas, é gratuito e precisa ser agendado com antecedência pelo fone (44) 3352-1222.

Misiones – AR

A província de Misiones, na Argentina, concentra grande parte dos vestígios das reduções jesuítica-guaranis. Em Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto, San Ignácio Miní e Santa Maria La Mayor, a influência da colonização jesuíta está impregnada nas múltiplas festas religiosas, e é contada nos museus, centros de cultura e universidades.

Missões – PY

Encarnación, Trinidad e Jesus são as cidades paraguaias que guardam o maior número de ruínas das missões jesuíticas da região. O conjunto mais expressivo fica em Trinidad, a 250 km de Ciudad del Este. A igreja principal tem 86 metros de largura e três naves. Guarda parte dos tesouros arqueológicos encontrados na região. Em Jesus, a 12 km, a estrutura que mais chama atenção é a igreja inacabada(foto), abandonada na expulsão dos jesuítas da região.

Patteo do Collegio – SP

A área onde hoje é o Patteo do Collegio dos Jesuítas é o marco zero da cidade de São Paulo, fundada em 1554 com o nome de São Paulo do Piratininga. O colégio foi criado dois anos depois e concentrou a formação do povoado. Hoje, o lugar é palco de eventos culturais, casamentos, cerimônias, e ainda tem museu, igreja e biblioteca. Todo terceiro domingo do mês, o programa Vem pro Patteo movimenta os moradores, com atividades gratuitas para jovens e crianças.

Sete Povos das Missões – RS

São Borja (1682), São Nicolau (1687), São Luis Gonzaga (1687), São Miguel (1687), São Lourenço (1690), São João Batista (1697) e Santo Ângelo (1706) formam os Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, todas fundadas por missionários jesuítas. O município de São Miguel das Missões é tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco e guarda o sítio arqueológico mais bem preservado do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]