O Papa na Jornada Mundial de Madri, em agosto de 2011| Foto: REUTERS / Susana Vera

Papa renunciará em 28 de fevereiro

O papa Bento XVI surpreendeu o mundo ao dizer, nesta segunda-feira (11), que irá renunciar como líder da Igreja Católica em 28 de fevereiro por não ter mais as forças necessárias para realizar os deveres de seu ofício, tornando-se o primeiro pontífice desde a Idade Média a tomar decisão deste tipo.

O papa, alemão de 85 anos, disse que havia percebido que sua força havia se deteriorado nos últimos meses.

Leia mais aqui.

CARREGANDO :)

Confira os principais fatos que marcaram o pontificado de Bento XVI

200519/4 - O cardeal alemão Joseph Ratzinger é eleito para suceder João Paulo II como 265º líder da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele adota o nome de Bento XVI.

Publicidade

16 a 21/8 – Bento XVI vai a Colônia, na Alemanha natal, para se encontrar com mais de 1 milhão de jovens na primeira Jornada Mundial da Juventude de seu pontificado.

29/11 – No contexto da resposta da Igreja aos escândalos de pedofilia, o papa recomenda que os seminários recusem candidatos que demonstrem fortes tendências homossexuais.

2006

9 a 14/9 - O papa visita sua terra natal, a Baviera. Em discurso no dia 12, em Regensburg, cita um imperador bizantino do século 14 e é mal interpretado pelos muçulmanos, que consideram o imperador um opositor do Islã. Dias depois, o papa diz "lamentar profundamente" a reação muçulmana ao seu discurso, que segundo ele não foi bem compreendido.

28/11 a 1º/12 - Uma viagem pontifícia à Turquia marca o esforço de conciliação com os islâmicos, incluindo orações na direção de Meca com o grão-múfti de Istambul, na Mesquita Azul.

Publicidade

2007

7/7 - O papa emite uma declaração autorizando celebrações do rito tridentino, que até então dependiam de autorização do bispo local.

2008

12 a 20/7 – O papa se reúne com jovens do mundo todo na Jornada da Juventude em Sidney, na Austrália. Na mensagem preparatória para o encontro, o papa ressalta que falta esperança a muitos jovens, desorientados com as questões que se lhes apresentam num mundo confuso e com frequência duvidosos sobre a direção a tomar. "Onde podemos procurar as respostas? O Espírito indica-nos o caminho que leva à vida, ao amor e à verdade", orienta.

2009

Publicidade

24/1 - O papa revoga a excomunhão de quatro bispos da Sociedade São Pio X, que foram declarados cismáticos pelo João Paulo II após terem sido ordenados em autorização do Vaticano.

23/4 – No encontro mundial das famílias, no México, Bento XVI afirma que as famílias cristãs com a sua vida doméstica, simples e alegre, partilhando no dia-a-dia as alegrias, esperanças e preocupações, vividas à luz da fé, são escolas de obediência e âmbito de verdadeira liberdade.

2010

6/11 - O papa chega à Espanha para uma visita de dois dias em que condena enfaticamente o aborto e o casamento homossexual.

2011

Publicidade

11/6 – Na Praça São Pedro, o papa Bento XVI pede, de forma explícita, perdão pelos casos de pedofilia envolvendo integrantes do clero. "Pedimos com insistência perdão a Deus e às pessoas envolvidas, prometendo fazer tudo o possível para que tais abusos não voltem a acontecer", disse.

25/7 - O Vaticano retira seu núncio apostólico (embaixador) da Irlanda, depois de uma inédita recriminação do Parlamento local à Santa Sé por causa de um relatório que acusava autoridades eclesiásticas de acobertarem abusos sexuais.

18 a 21/8 – Na Jornada Mundial da Juventude, em Madri, o papa reúne 1,5 milhão de jovens e os exorta a fortalecer sua fé e a colocar Cristo no centro de suas vidas.

2012

6/1 - Bento XVI nomeia 22 novos cardeais.

Publicidade

25/12 – Na homilia de Natal, Bento XVI lembra que os pastores apressaram-se rumo a Belém para comparar essa postura com a dos dias de hoje. "No nosso caso, talvez aconteça muito raramente que nos apressemos pelas coisas de Deus", comparou.

2013

11/2 – O papa anuncia sua renúncia.