Especialistas de saúde de 65 países se reuniram nesta quinta-feira, em Washington, para discutir estratégias de combate a uma possível pandemia da gripe aviária. Segundo a CNN, a reunião foi marcada depois que a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou uma alerta sobre a doença na semana passada.
A gripe aviária já provocou a morte de 60 pessoas e milhares de pássaros na Ásia. A OMS alertou, em um comunicado, que a doença pode matar milhões de pessoas em todo o mundo se o vírus sofrer uma mutação e passar se espalhar entre humanos.
O mal pode ser disseminado através de pássaros migratórios e já se espalhou da Ásia para a Sibéria. As pessoas que contraem a pior linhagem do vírus podem morrer de pneumonia viral ou problemas respiratórios agudos.
O encontro acontece no momento em que a Casa Branca está pedindo às companhias farmacêuticas que invistam na criação de mais vacinas contra a gripe. Segundo a CNN, as autoridades vão encontrar representantes da indústria farmacêutica americana nesta sexta-feira.
A maior parte das companhias farmacêuticas parou de produzir vacinas contra a gripe, mas as autoridades sanitárias acreditam que ter um suprimento confiável é a melhor maneira de conter a epidemia de gripe do frango em humanos.
A OMS registrou 116 casos de gripe aviária em humanos, todos na Ásia. Mais de metade se provou fatal.
Deixe sua opinião