Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Espião cubano deixa prisão na Flórida após 13 anos

Um espião cubano condenado de se infiltrar em uma organização de exilados cubanos na Flórida foi solto de uma prisão nos EUA na manhã desta sexta-feira, após ter cumprido 13 anos de sua pena de 15 anos, informou o advogado dele.

Rene González, o primeiro a ser solto dos chamados "Cinco Cubanos" - agentes de espionagem presos nos EUA em 1998 - deixou a prisão de Marianna, no noroeste da Flórida, por volta das 5h (horário de Brasília) e reencontrou suas duas filhas, o pai e o irmão, disse o advogado Philip Horowitz è Reuters.

Como tem dupla cidadania - norte-americana e cubana -, ele ainda precisa passar três anos em liberdade supervisionada nos Estados Unidos dentro de sua sentença e foi levado para um local desconhecido que Horowitz se recusou a revelar por questões de segurança.

"Ele estava animado, muito feliz de ver sua família", afirmou Horowitz, acrescentando que ele renovaria a apelação contra a exigência de que González passe a condicional nos Estados Unidos.

O governo comunista cubano e a família e amigos de González exigem que ele tenha permissão de retornar imediatamente para Cuba. Eles afirmam que a segurança dele nos Estados Unidos pode estar em risco de possíveis represálias por parte de cubanos exilados que eram espionados por ele.

Cuba considera os cinco espiões presos como heróis, e tem promovido uma campanha internacional pela libertação deles. Havana argumenta que González e seus companheiros agentes -- os outros quarto ainda cumprem sentença -- estavam trabalhando disfarçados na Flórida para acabar com ataques "terroristas" a Cuba por exilados cubanos linha-dura anticomunistas.

O caso dos cinco dificulta ainda mais as já complicadas relações entre cubanos e norte-americanos, que se deterioraram mais desde a prisão em Cuba do norte-americano Alan Gross, condenado por tentar instalar conexões de Internet em Cuba. Ele foi sentenciado em março a 15 anos de prisão por um tribunal cubano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.