Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Torcida

Esquerda de Portugal diz confiar em vitória de Lula no segundo turno

Brasileiros votam em Lisboa
Brasileiros votam na Faculdade de Direito da Cidade Universitária de Lisboa, Portugal, no primeiro turno (2 de outubro de 2022). (Foto: EFE / Carlota Ciudad)

Ouça este conteúdo

A esquerda de Portugal saudou nesta segunda-feira a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições do Brasil sobre o presidente Jair Bolsonaro e mostrou confiança na vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores no próximo dia 30.

"Seguimos juntos. Vai ser duro, mas o destino final vale a viagem. Valor e sangue frio, e muita solidariedade com todas e todos os democratas que levarão Lula à presidência no segundo turno", escreveu no Twitter a deputada Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda (BE).

O deputado Rui Tavares, do movimento Livre, descartou as mensagens derrotistas e se mostrou convencido que a vitória de Lula é "provável e crucial".

O Partido Socialista, que governa Portugal com maioria absoluta, confiou, em comunicado, na vitória final de Lula, para que "o Brasil rechace os desvios autoritários e antidemocráticos".

Direita portuguesa exalta Bolsonaro

No lado oposto, o líder do partido de direita Chega, André Ventura, convocou a população a participar do segundo turno, para apoiar o atual presidente do país.

"É necessário transformar o Brasil, é preciso votar e reforçar a confiança em Jair Bolsonaro", disse o representante da legenda, em declaração enviada aos meios locais.

Em Portugal, onde mais de 45 mil brasileiros vivem, Lula venceu com uma grande maioria, ao obter cerca de 70% dos votos no país.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.