A esquerda de Portugal saudou nesta segunda-feira a vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro turno das eleições do Brasil sobre o presidente Jair Bolsonaro e mostrou confiança na vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores no próximo dia 30.
"Seguimos juntos. Vai ser duro, mas o destino final vale a viagem. Valor e sangue frio, e muita solidariedade com todas e todos os democratas que levarão Lula à presidência no segundo turno", escreveu no Twitter a deputada Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda (BE).
O deputado Rui Tavares, do movimento Livre, descartou as mensagens derrotistas e se mostrou convencido que a vitória de Lula é "provável e crucial".
O Partido Socialista, que governa Portugal com maioria absoluta, confiou, em comunicado, na vitória final de Lula, para que "o Brasil rechace os desvios autoritários e antidemocráticos".
Direita portuguesa exalta Bolsonaro
No lado oposto, o líder do partido de direita Chega, André Ventura, convocou a população a participar do segundo turno, para apoiar o atual presidente do país.
"É necessário transformar o Brasil, é preciso votar e reforçar a confiança em Jair Bolsonaro", disse o representante da legenda, em declaração enviada aos meios locais.
Em Portugal, onde mais de 45 mil brasileiros vivem, Lula venceu com uma grande maioria, ao obter cerca de 70% dos votos no país.