• Carregando...
O Hotel Matignon, residência oficial do primeiro-ministro da França
O Hotel Matignon, residência oficial do primeiro-ministro da França| Foto: EFE/EPA/VALENTINA CAMU

A coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) anunciou nesta terça-feira (23) que chegou a um acordo para apresentar Lucie Castets, diretora financeira da prefeitura de Paris, como candidata a primeira-ministra da França.

Castets, de 37 anos, que também atuou no combate à fraude fiscal e ao crime organizado, “terá o nosso total compromisso com o governo que formar”, afirmaram os quatro partidos da NFP em uma declaração conjunta.

A coalizão de esquerda é formada pelo Partido Socialista, o Partido Comunista, o Partido Ecologista e o radical A França Insubmissa (LFI), liderado por Jean-Luc Mélenchon.

Este anúncio acontece 16 dias depois das eleições legislativas antecipadas que deram uma vitória estreita às forças de esquerda, à frente do grupo centrista do presidente francês, Emmanuel Macron, e do direitista Reagrupamento Nacional, de Marine Le Pen.

A competência para nomear Castets cabe justamente a Macron, que poderá recusar a indicação se considerar que não tem consenso suficiente na Assembleia Nacional.

O comunicado das quatro forças de esquerda destaca ainda a “luta ativa da sua candidata contra a prorrogação da idade de aposentadoria para os 64 anos”.

Até hoje, Castets era um nome relativamente pouco conhecido entre o público francês em geral. No momento do anúncio, sua conta na rede social X, por exemplo, contava com 11,5 mil seguidores.

Conteúdo editado por:Fábio Galão
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]