O esquerdista Gustavo Petro e o populista Rodolfo Hernández são os candidatos mais votados do primeiro turno das eleições presidenciais deste domingo na Colômbia e disputarão o segundo turno no próximo dia 19 de junho, segundo a pré-contagem "informativa e não vinculativa" do Registro Nacional, entidade que organiza as eleições.
Com 94,19% dos votos pré-apurados, Petro, candidato da chapa Pacto Histórico, obteve 8.052.587 votos, o equivalente a 40,39%, e é seguido por Hernández, da Liga Governantes Anticorrupção, com 5.580.237 votos (27,99%).
Já Rodolfo Hernández, apelidado de “Donald Trump colombiano” pela sua carreira como empresário e pelo discurso antissistema, focado na luta contra a corrupção, foi a surpresa do dia. Hernández confirmou a tendência de crescimento das últimas pesquisas e mandou para o terceiro lugar Federico "Fico" Gutiérrez, candidato da chapa de direita Equipe pela Colômbia, que somou até agora 4.780.765 votos (23,98%).
A primeira posição de Petro era esperada já que todas as pesquisas de intenção de voto assim indicavam, mas seu desejo de conquistar a presidência no primeiro turno não se concretizou.
Apesar do crescimento, as últimas pesquisas ainda mostravam Hernández, de 77 anos, em terceiro lugar, mas sua votação superou todas as expectativas para garantir-lhe um lugar no segundo turno ao lado de Petro.