Moscou (AFP) A tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI) passará de dois a seis astronautas em 2009, informou ontem a agência russa Roskosmos, que citou um acordo concluído com as outras agências espaciais associadas ao projeto. Mesmo quando os astronautas que visitarão a EEI em abril estiverem no espaço, a tripulação será de apenas cinco pessoas.
"A partir de 2009, a tripulação da Estação Espacial Internacional será composta por seis pessoas", anunciou Anatoli Perminov, diretor da Roskosmos, citado pela agência Itar-Tass. O projeto havia sido apresentado em dezembro de 2005 pela Rússia, que precisava da aprovação dos sócios na ISS.
Esta nova situação permitirá aos outros associados, em particular europeus e japoneses, enviar seus astronautas para as missões de longa duração na ISS. Atualmente, a tripulação permanente, em missão de seis meses, está composta por um russo e um americano. "A duração dos vôos não mudará e continuará sendo de seis meses", acrescentou Perminov.
A Rússia apresentou ainda a proposta de passar a duração da permanência dos tripulantes para um ano, mas os Estados Unidos não concordaram.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura