O governo do Alabama declarou estado de emergência nesta segunda-feira (23), depois que pelo menos duas pessoas morreram vítimas dos tornados que golpearam o estado do sudeste dos Estados Unidos, deixando várias outras presas em escombros, além de zonas residenciais sem energia elétrica.
O escritório do governador estatal, Robert Bentley, informou que "tornados, acompanhados de tempestades, chuvas de granizo e rajadas de vento" avançavam em direção ao Alabama, com danos observados em sete condados.
"Peço que os moradores do Alabama respeitem as advertências sobre o clima para proteger suas famílias, lares e negócios. Os problemas registrados com o mau tempo do ano pasado ainda estão em nossa memória, pelo que devemos levar a sério a ameaça", destacou Bentley.
Grande parte da região ainda se recupera dos danos causados pelos 240 tornados de 27 de abril de 2011 que deixaram mais de 200 mortos e prejuízos milionários na região.
O adjunto do 'sheriff' do condado de Jefferson, Randy Christian, disse à AFP que um adolescente de 16 anos na cidade de Clay e um homem de 82 anos em Oak Grove, ambas na periferia de Birmingham, morreram na destruição de suas casas.
Christian também explicou que o pessoal do serviço de emergência acompanhava os telefonemas informando sobre pessoas presas em seus lares em pelo menos três localidades diferentes em torno de Birmingham, sede do condado de Jefferson.
A companhia elétrica estatal reportou 36.000 lares que ficaram sem o abastecimento, ao longo do Alabama, a maioria na área metropolitana de Birmingham, que conta um milhão de habitantes.
As escolas do condado de Jefferson ficaram fechadas durante o dia, anunciaram as autoridades.
Várias casas foram destruídas perto de Trussville, segundo o tenente Jeff Bridges, da polícia local.