Os candidatos às primárias presidenciais dos Estados Unidos se mobilizaram neste domingo (31) no estado de Iowa antes da crucial votação desta segunda-feira (1º), com o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton liderando as pesquisas.
Na mais recente pesquisa divulgada no sábado à noite, Hillary Clinton, depois de um início triunfal de campanha em abril passado, conta apenas com 45% do apoio em Iowa, estado rural do meio-oeste, entre os democratas que pretendem votar nos “caucus” (assembleias) desta segunda, o primeiro passo no processo das primárias.
O senador Bernie Sanders seduz a juventude democrata com suas denúncias contra a “classe dos multimilionários” e sua convocação de uma revolução política, e está bem perto da ex-secretária de Estado com 42% de apoio, em uma pesquisa com margem de erro de quatro pontos.
Ao todo, 12 republicanos e três democratas buscam apoio em Iowa, às vezes nas mesmas cidades, a poucas horas de diferença. Uma nevasca está prevista para segunda à noite, mas depois das assembleias eleitorais que começarão às 19 horas locais (23 horas em Brasília).
O magnata Donald Trump convocou seus eleitores a votar mesmo com neve. “Vocês já estão acostumados com isso em Iowa, não é mesmo?”, perguntou. O pré-candidato republicano tem 28% das intenções de voto na pesquisa do Des Moines Register. Seu principal adversário é o senador pelo Texas Ted Cruz, com 23%.
No terceiro lugar entre os republicanos, com 15% das intenções de voto, o senador pela Flórida Marco Rubio, de origem cubana, congrega multidões e às vezes é mencionado como a segunda opção pelos seguidores de Cruz e Trump.
Iowa não realiza primárias, como acontece com a maioria dos estados. Em vez disso, opta pelo “caucus”, que designa por diferentes etapas os delegados para as convenções.