O Estado americano de Nova York aprovou ontem um pacote de leis para aumentar significativamente as restrições ao acesso às chamadas armas de assalto. Com isso, o Estado se torna o primeiro a adotar uma medida anti-armas em decorrência do massacre em uma escola da cidade de Newtown, em Connecticut, que deixou 26 mortos, sendo 20 crianças.
O pacote, que visa armas mais pesadas, foi aprovado por 43 votos a 18 pelo Senado estadual, dominado por republicanos, e por 104 a 43 pela Assembleia, dominada por democratas.
O lobby anti-armas afirma que as armas de assalto, que possuem diversas rodadas e miram múltiplos alvos de uma só vez, facilitam a ocorrência de massacres como o de Newtown.
Pela chamada Lei de Segurança Contra Armas e Munições de Nova York, o número máximo de rajadas disponíveis nos carregadores cai de dez para sete, e aumentam os requisitos para checagem de antecedentes em toda a venda, inclusive entre particulares.
O pacote ainda busca evitar que pessoas com problemas mentais tenham acesso a armas de fogo.
Pogo para iPhone
A Associação Nacional do Rifle (NRA) lançou ontem um jogo de tiro para iPhone e iPad chamado "NRA: Practice Range", em que o jogador treina a mira com diversos tipos de armas.
Ele está disponível gratuitamente na loja da Apple dos EUA. É possível comprar armas extras (como um AK-47) por cerca de R$ 2 cada uma.
Na página do game, ele é apresentado como adequado para crianças de quatro ou mais anos de idade e recomendado para ensinar "a posse segura e responsável, por meio de desafios divertidos e simulações realistas".
O jogo da NRA tem informações sobre as diferenças do direito de porte de Estado para Estado e uma seleção de notícias atualizadas sobre a legislação norte-americana para as armas de fogo.
Hoje, o presidente Barack Obama deve anunciar medidas de controle de armas, algumas por decreto.