As forças da ordem turcas intervieram neste domingo (14) contra grupos de refugiados sírios que passavam por um trecho não regulado da fronteira enquanto vários jihadistas tentavam impedir no lado sírio que as famílias chegassem à Turquia.
Os incidentes ocorreram na passagem de Akçakale, na província de Sanliurfa, onde milhares de refugiados sírios esperam há dias para atravessar à Turquia.
Ao meio-dia, as autoridades turcas abriram o cruzamento, mas só foi possível que passassem para a Turquia quatro famílias antes que homens armados, que a emissora NTV identificou como membros do Estado Islâmico (EI), impedissem a passagem dos demais refugiados.
Um grande grupo de refugiados derrubou a cerca em um local próximo, mas não conseguiu atravessar o fosso da fronteira e se deslocou em direção a um campo de minas, momento em que as forças de segurança turcas entraram em ação para impedir que atravessassem. Ao mesmo tempo, cidadãos turcos pularam a cerca e a polícia interveio para manter a zona de fronteira.
Por volta das 15h30 locais (9h30 em Brasília), refugiados amontoados no lado sírio puderam começar a atravessar de forma ordenada.
Nas últimas duas semanas, cerca de 15 mil refugiados sírios cruzaram a passagem de Akçakale para chegar à Turquia. O governo calcula em 13,5 mil o número de refugiados que chegaram à Turquia desde o começo deste mês.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Moraes cita a si mesmo 44 vezes em documento que autorizou operação da PF
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Deixe sua opinião