Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arco do triunfo

Estado Islâmico destrói mais um monumento milenar na Síria

Imagem aérea mostra as ruínas de Palmira, cidade histórica na Síria nas mãos do Estado Islâmico | /Reuters
Imagem aérea mostra as ruínas de Palmira, cidade histórica na Síria nas mãos do Estado Islâmico (Foto: /Reuters)

Ativistas da Síria disseram, no fim do domingo (4), que militantes do Estado Islâmico destruíram um arco de quase 2 mil anos na cidade histórica de Palmira. O monumento é a mais recente vítima da campanha do grupo extremista para acabar com locais históricos no território que controla no Iraque e na Síria.

O Arco do Triunfo era um dos locais mais conhecidos de Palmira, uma cidade no centro sírio conhecida no país como a “Noiva do Deserto”, tomada pelo Estado Islâmico em maio. O monumental arco ficava sobre algumas ruas famosas da cidade velha, ponto de ligação entre o Império Romano e a Pérsia.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos afirmou que o Estado Islâmico explodiu o arco, mas deixou as colunas no lugar. Um ativista da oposição, Khaled al-Homsi, também confirmou no Twitter, na noite de domingo, que militantes destruíram o arco.

A Unesco, agência da Organização das Nações Unidas, qualificou a destruição de Palmira como “um crime intolerável contra a civilização”. A cidade é patrimônio da humanidade da Unesco e era uma das maiores atrações turísticas do Oriente Médio, antes do início da guerra na Síria em 2011.

Os militantes também atacaram igrejas, mesquitas e museus, considerados contrários à interpretação estrita do Islã defendida por eles.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.