• Carregando...
Fumaça sobe em Kobani, na Síria, após mais um ataque aéreo da coalizão que combate o Estado Islâmico | Reuters/Umit Bektas
Fumaça sobe em Kobani, na Síria, após mais um ataque aéreo da coalizão que combate o Estado Islâmico| Foto: Reuters/Umit Bektas

Os combatentes do Estado Islâmico se apoderaram de mais de um terço da cidade fronteiriça síria de Kobani, apesar de ataques aéreos liderados pelos Estados Unidos contra suas bases dentro e no entorno da área, majoritariamente curda, afirmou nesta quinta-feira (9) um grupo de monitoramento do conflito.

O comandante dos grupos da defesa curda em Kobani, Esmat al-Sheikh, que estão em desvantagem em armamento, disse que o Estado islâmico controla uma área um pouco menor. No entanto, ele reconheceu que os militantes obtiveram importantes ganhos depois de uma batalha de três semanas pelo controle da cidade, a qual também desencadeou os piores confrontos de rua em anos entre a polícia e manifestantes curdos do outro lado da fronteira, na Turquia.

O grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos disse que o Estado Islâmico - ainda amplamente conhecido por sua antiga sigla, EIIL - avançou nesta quinta-feira.

"O EIIL controla mais de um terço de Kobani. Todas as áreas do leste, uma pequena parte do nordeste e uma área no sudeste", disse o dirigente do Observatório, Rami Abdulrahman.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]