Tanques turcos passam por região com carros abandonados pelos curdos em Suruc| Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters

Ilha

O Estado Islâmico tomou o controle da ilha de Saker no Rio Eufrates, na periferia da cidade de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria, após choques contra o exército sírio, que terminaram com 33 jihadistas mortos nos últimos três dias. O Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que agora as forças governamentais estão bombardeando essa região, que antes estava sob o domínio sírio.

CARREGANDO :)

Pilotos iraquianos que se uniram ao Estado Islâmico (EI) na Síria estão treinando militantes para conduzir três caças capturados durante os combates, disse ontem um grupo que monitora o conflito sírio, acrescentando ser essa a primeira vez que os extremistas islâmicos se voltam para o ar.

Os aviões têm voado sobre o aeroporto militar sírio de al-Jarrah, em poder do Estado Islâmico, a leste de Aleppo, no norte da Síria, disse Rami Abdulrahman, que dirige o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos, citando testemunhas. "Eles têm treinadores, oficiais iraquianos que antes foram pilotos para [o ex-presidente iraquiano]Saddam Hussein", disse Abdulrahman, cujo grupo de monitoramento está baseado em Londres.

Publicidade

"Pessoas viram os voos, eles voaram muitas vezes a partir do aeroporto. Eles estão voando em área fora do aeroporto e retornando", acrescentou Abdulrahman. Não ficou claro se os jatos estão equipados com armamento nem se os pilotos poderiam voar longas distâncias nesses aviões, que testemunhas disseram que pareciam ser modelos MiG 21 ou MiG 23, capturados do Exército sírio.