O presidente americano Joe Biden com o ucraniano Volodymyr Zelensky na Casa Branca| Foto: EFE/EPA/Oliver Contreras
Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos irão anunciar nesta sexta-feira (24) novas sanções contra a Rússia, segundo antecipou nesta quinta-feira (23) a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

CARREGANDO :)

Essas sanções terão como alvo setores-chave que geram receita para o presidente russo, Vladimir Putin, bem como “mais bancos russos”, a indústria de defesa e tecnologia e outros atores em países terceiros que estão “tentando fugir das sanções”.

O anúncio será feito no âmbito da teleconferência que os dirigentes do G7 realizarão na sexta-feira, na qual o grupo dos países mais industrializados do mundo espera reforçar seu apoio à Ucrânia e sua intenção de continuar aplicando sanções à Rússia.

Publicidade

A expectativa é que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também participe desta reunião.

"Eles vão falar sobre como podemos continuar apoiando a Ucrânia e aumentar a pressão sobre a Rússia e todos aqueles que permitiram a agressão", destacou Jean-Pierre em sua entrevista coletiva diária.

Os Estados Unidos também apresentarão um novo pacote de ajuda humanitária para a Ucrânia, destinado, entre outras coisas, a proteger os ucranianos da invasão e facilitar ao governo ucraniano o fornecimento de serviços básicos à população, como eletricidade e aquecimento.

A vice-administradora da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Isobel Coleman, havia adiantado pouco antes da coletiva de Jean-Pierre que o novo pacote conterá ajudas relacionadas ao setor energético.

Os ministros da Economia e das Finanças do G7 aprovaram nesta quinta-feira um pacote de ajuda financeira à Ucrânia de US$ 39 bilhões para 2023. No ano passado foram repassados US$ 19,8 bilhões ao país pelo grupo.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]