Cerca de um a cada 30 eleitores na Estônia votarão via Internet este semana quando o país se tornará o primeiro do mundo a permitir que as pessoas usem a web para votar nas eleições parlamentares, disseram autoridades nesta quarta-feira.
Um total de 30,275 dos 940 mil eleitores registrados depositarão seus votos através da rede mundial de computadores, disseram as autoridades.
``Estamos felizes com este número. Pessoalmente, eu não teria esperado tantos eleitores eletrônicos'', disse Epp Maaten, vice-presidente da comissão eleitoral da Estônia.
O país báltico já havia usado o mesmo sistema em 2005, mas em eleições locais, quando 10 mil pessoas votaram pela Internet. Este é um novo sinal do forte apego da Estônia à tecnologia desde o fim da União Soviética em 1991.
Para votar pela Internet, os eleitores têm que usar seus cartões de identificação emitidos pelo governo e digitar duas senhas.
Pesquisas esperam que as duas principais legendas da coalizão, o Partido Reformista, de centro-direita, e o Partido de Centro, de centro-esquerda, se saiam bem nas eleições, mas não está claro qual terá mais votos.
O líder reformista Andrus Ansip é o atual primeiro-ministro.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano