• Carregando...
Kadafi (Líbia) ... | Nacho Doce/Reuters
Kadafi (Líbia) ...| Foto: Nacho Doce/Reuters
  • ...e Ahmadinejad (Irã)...
  • ... discursarão no mesmo dia em que Obama fará pronunciamento

Nova Iorque - A estreia do presidente norte-ame­­ricano, Barack Obama, nas Nações Unidas e a participação do líder da Líbia, Muammar Kadafi, e do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prometem agitar a Assembleia-Geral da ONU deste mês, um encontro global anual marcado mais por palavras do que por ações.

Ao contrário do seu predecessor, George W.Bush, Obama fez voto de trabalhar de maneira mais conjunta com a ONU e planeja passar todos ou parte dos três dias da Assembleia em Nova Iorque, fazendo dois discursos e presidindo um encontro do Conselho de Segurança.

Há uma grande especulação de que ele poderia anunciar uma nova iniciativa de paz para o Oriente Médio e ser o anfitrião de um encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, ambos esperados em Nova Iorque.

Mas as negociações de paz no Oriente Médio deverão competir com as ásperas retóricas do líder da Líbia, Muammar Gaddafi, e do presidente do Irã, Mahmoud Ahma­dinejad – e com o clamor dos manifestantes que sustentam que os dois não deveriam, de maneira alguma, estar em Nova Iorque.

Gaddafi e Ahmadinejad conseguiram encaixar seus discursos em um dia chave, a abertura da Assembleia – quarta-feira, 23 de setembro – quando Obama e os presidente da França, da Rússia e da China e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha também discursarão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]