Kadafi (Líbia) ...| Foto: Nacho Doce/Reuters
...e Ahmadinejad (Irã)...
... discursarão no mesmo dia em que Obama fará pronunciamento

Nova Iorque - A estreia do presidente norte-ame­­ricano, Barack Obama, nas Nações Unidas e a participação do líder da Líbia, Muammar Kadafi, e do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, prometem agitar a Assembleia-Geral da ONU deste mês, um encontro global anual marcado mais por palavras do que por ações.

CARREGANDO :)

Ao contrário do seu predecessor, George W.Bush, Obama fez voto de trabalhar de maneira mais conjunta com a ONU e planeja passar todos ou parte dos três dias da Assembleia em Nova Iorque, fazendo dois discursos e presidindo um encontro do Conselho de Segurança.

Há uma grande especulação de que ele poderia anunciar uma nova iniciativa de paz para o Oriente Médio e ser o anfitrião de um encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, ambos esperados em Nova Iorque.

Publicidade

Mas as negociações de paz no Oriente Médio deverão competir com as ásperas retóricas do líder da Líbia, Muammar Gaddafi, e do presidente do Irã, Mahmoud Ahma­dinejad – e com o clamor dos manifestantes que sustentam que os dois não deveriam, de maneira alguma, estar em Nova Iorque.

Gaddafi e Ahmadinejad conseguiram encaixar seus discursos em um dia chave, a abertura da Assembleia – quarta-feira, 23 de setembro – quando Obama e os presidente da França, da Rússia e da China e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha também discursarão.