Uma estudante da Universidade de Columbia, em Nova York, nos Estados Unidos, rasgou o seu diploma durante uma cerimônia de formatura ocorrida neste domingo (12) em protesto contra a ofensiva israelense em Gaza, onde o país tenta eliminar o Hamas e resgatar os reféns sequestrados no ataque terrorista de outubro de 2023.
Durante o evento, reduzido devido as intensas manifestações contra Israel ocorridas durante as últimas semanas, onde foi possível escutar alguns gritos pró-Hamas e observar atos de antissemitismo, diversos formandos subiram ao palco com as mãos algemadas e com cartazes a favor da Palestina.
Uma das estudantes, identificada como Tarsis Salome, que concluiu seu mestrado no curso de trabalho social, subiu no palco durante a cerimônia para receber seu diploma com as mãos amarradas acima da cabeça. Salome rasgou seu diploma em pedaços diante da multidão e foi aplaudida por alguns indivíduos que estavam presentes.
Outra estudante da Columbia que estava participando da cerimônia de formatura, chamada Maliha Fairooz, possuía o nome de um líder do grupo terrorista Hamas, identificado como Mazen Jamal Al-Natsheh, em seu capelo segundo o jornal New York Post.
Outros diversos estudantes que subiram ao palco para receber seus diplomas também levantaram cartazes com a bandeira da Palestina desenhada e gritaram palavras de ordem contra Israel.
A Universidade de Columbia foi o epicentro dos protestos violentos contra Israel que ocorrem neste momento em várias instituições de ensino americanas. A Columbia decidiu cancelar sua principal cerimônia de formatura e realizar um evento bem menor do que o esperado por causa dos intensos confrontos entre os manifestantes e a polícia.
- Nos EUA, polícia prende estudantes que se negaram a desocupar universidades durante protestos contra Israel
- Judeus da Universidade de Columbia, palco de protestos contra Israel, assinam carta “orgulhosos” do sionismo
- Revista jurídica da Universidade de Columbia pede suspensão de provas finais para estudantes de Direito
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Chefe do Dnit responsável pela ponte que caiu no TO já foi preso por corrupção
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos