Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cornell

Estudante é alvo de acusações federais por ameaçar judeus em universidade dos EUA

Vista aérea da Universidade de Cornell, em Nova York, onde um estudante de 21 anos foi detido após fazer ameaças antissemitas (Foto: Reprodução/NBC)

Ouça este conteúdo

Um estudante de 21 anos da Universidade de Cornell, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos, foi detido pela polícia nesta terça-feira (31), acusado de ameaçar judeus em um fórum virtual.

Por meio de um comunicado conjunto, o Ministério Público Federal, FBI, polícia do estado de Nova York e o Departamento de Polícia da Universidade Cornell confirmaram que o universitário é alvo de investigação em uma queixa crime após ser relacionado entre os usuários que incitaram atos antissemitas na internet, inclusive com ameaças de atentados na instituição.

As mensagens do suspeito incluíam postagens pedindo a morte de judeus e ameaças de “atirar no 104 West”, um setor frequentado por estudantes de origem judaica, localizado próximo ao centro judeu da universidade. Ele teria dito que “levaria um rifle de assalto para o campus e atiraria em todos eles - judeus”, disseram as autoridades.

A polícia afirmou que as acusações podem acarretar uma pena de prisão de até cinco anos ao estudante, que deve comparecer nesta quarta-feira (1º) no tribunal federal de Syracuse, em Nova York.

O vice-presidente de relações universitárias da Universidade Cornell, Joel Malina, disse que o corpo universitário continua "chocado" com o ocorrido e "condena todas as ameaças antissemitas feitas dentro da instituição".

O aumento do antissemitismo no ambiente estudantil chamou a atenção do governo americano, nos últimos dias.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, fez um pronunciamento na segunda-feira (30), sinalizando que as autoridades estão "monitorando de perto" a situação e "medidas estão sendo tomadas" em todo o território para conter a onda de violência que se espalha no país após o início da guerra no Oriente Médio.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.