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Nova Iorque – A proporção de estudantes inscritos nas escolas públicas americanas se mantém estável desde 1995, mas o número dos alunos que não dominam o idioma inglês aumentou 56%. Um estudo publicado nesta semana pelo Instituto de Política Migratória (MPI) revelou que durante o ano acadêmico 2004-05, dos 48,9 milhões de estudantes inscritos em escolas públicas, 5,1 milhões foram identificados como "limitados" no uso do inglês ("limited English proficient", LEP). A Califórnia, com 1,6 milhão, foi o estado com mais estudantes qualificados como LEP.

Entre as conclusões mais relevantes, o estudo destaca que 4% dos estudantes com conhecimentos "limitados" de inglês na oitava série se mostrou "competente" em hábitos de leitura. Mas 71% não chegaram ao nível "básico".

Apesar dos dados, uma das autoras do relatório, Jeanne Batalova, disse que "quando os estudantes superam a barreira do idioma, os resultados de seus exames são tão bons quanto os de seus companheiros nativos".

Estudantes anteriormente identificados como "limitados" e que conseguiram dominar o idioma alcançam qualificações semelhantes às registradas por estudantes que têm o inglês como língua materna.

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