Um pesquisa conduzida por cientistas italianos identificou um gene que está ligado diretamente ao crescimento e à metástase de 74% dos casos de câncer. O estudo foi, primeiramente, apresentado em junho deste ano à Sociedade Americana de Oncologia Clínica. Agora, o trabalho, revisto, está sendo ratificado nesta segunda-feira na Conferência Européia sobre Câncer, em Barcelona, na Espanha.
Sob liderança de Saverio Alberti, da Universidade de Chieti, os pesquisadores apontam que o gene denominado Trop-2 tem papel crucial no desenvolvimento de tumores malignos em mama, cólon, estômago, pulmões, próstata, ovários e pâncreas.
A equipe de pesquisadores analisou 1755 casos de ocorrência da doença. O grupo concluiu que o Trop-2 é um "novo e freqüente estimulador do crescimento do câncer humano e o único marcador e fator causal do câncer metastático".
Alberti e os demais pesquisadores recomendam que o Trop-2 seja alvo de novos diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
O estudo pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos que deverão estar à disposição de pacientes em até cinco anos.
Os remédios atuariam diretetamente sobre a atividade do gene, diminuindo ou interrompendo por completo o desenvolvimento do câncer.