Golfinhos que vivem próximos à costa do País de Gales, assobiam, silvam e gemem num dialeto diferente daquele dos golfinhos que vivem na costa oeste da Irlanda, disseram cientistas.
Diferentes meio ambientes podem ter contribuído para que os mamíferos desenvolvessem tipos distintos de vocalização ou "dialetos", disse Simon Berrow da Fundação para os Golfinhos e a Vida Selvagem de Shannon.
Berrow supervisionou uma tese de mestrado do estudante Ronan Hickey, da Universidade do País de Gales, que analisou 1.882 assobios de golfinhos no estuário de Shannon e golfinhos nariz-de-garrafa da Baía de Cardigan, no País de Gales. O estudo descobriu 32 categorias de sons diferentes, das quais oito foram produzidas apenas por animais de Shannon.
"A idéia de que os sons são diferentes não é uma noção ruim -- você espera que a informação seja diferente dada a diversidade das áreas onde eles vivem", contou Berrow à Reuters, acrescentando que ele vai usar os dados para criar um dicionário de sons e levar a pesquisa adiante, se o tempo e o dinheiro permitirem.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano