Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Estudo mostra a evolução do vírus da gripe aviária

A primeira vista, parecia que a garota de 13 anos havia tido sorte. Era somente uma pequena pneumonia num pulmão, e os médicos a trataram desde o início com Tamiflu, uma droga de conhecida eficácia contra a gripe aviária.

"Ela chegou a um hospital da província de Dong Thap em 22 de janeiro de 2005 com um histórico de um dia de febre e tosse", escreveu o doutor Menno de Jong, do Hospital de Doenas Tropicais, na cidade de Ho Chi Minh.

Por alguns dias, o remédio pareceu que funcionava. No entanto, a menina começou a ter dificuldades para respirar e a precisar de mais e mais oxigênio.

A pneumonia piorou, e ela morreu seis dias depois de chegar ao hospital.

Testes feitos em Hong Kong mostraram que o vírus da garota sofreu uma mutação que o deixou imune ao Tamiflu. Ela teve uma "substituição H274Y na neuraminidase, que provoca uma grande resistência ao Tamiflu", os pesquisadores escreveram no New England Journal of Medicine.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.