• Carregando...

Uma pneumonia corriqueira pode matar por hemorragia nos pulmões, segundo uma pesquisa divulgada na quinta-feira e que pode explicar por que antibióticos são incapazes de salvar alguns pacientes.

A bactéria "Streptococcus pneumoniae" produz uma toxina que causa um grave sangramento nos pulmões de alguns pacientes, matando-os em questão de dias, escreveram os cientistas em artigo na revista Immunity. A toxina não é atingida por antibióticos.

"O que encontramos é um possível mecanismo e uma possível solução para uma pneumonia muito letal", disse por telefone Jian-Dong Li, professor de Microbiologia e Imunologia na Universidade de Rochester (Nova York), que participou do estudo.

"A força da compreensão deste mecanismo é que ele não só sugere como tratar melhor a doença, como também que devemos pensar duas vezes sobre se os tratamentos com drogas-padrão não estão fazendo mais mal do que bem."

A "S. pneumoniae" atinge o trato respiratório superior, causando pneumonia, meningite e infecções auditivas em idosos e crianças pequenas.

Antes de surgir a vacina, em 2000, havia 500 mil casos de pneumonia pneumocócica por anos nos EUA, dos quais 40 mil casos graves.

Pneumonias graves matavam até cem crianças e milhares de idosos por ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]