O governo dos Estados Unidos disse nesta segunda-feira que possuía informações de que o Irã está se preparando para entregar centenas de drones à Rússia para que Moscou use em sua ofensiva militar contra a Ucrânia.
O conselheiro de segurança do governo americano, Jake Sullivan, disse que eles não têm provas de que esses dispositivos já chegaram ao seu destino, mas que o Irã está preparando esse carregamento e que começará a treinar este mês as forças russas na utilização desses drones armados.
"Este é apenas um exemplo de como a Rússia se apoia em países como o Irã", afirmou.
Sullivan enfatizou que os EUA continuarão fazendo todo o possível para garantir a defesa da Ucrânia e "ajudar os ucranianos a provar que os esforços da Rússia para varrer a Ucrânia do mapa não podem ter sucesso".
Sua revelação sobre os drones iranianos ocorre na véspera da viagem do presidente dos EUA, Joe Biden, para Israel e Arábia Saudita, com o programa nuclear iraniano no topo de sua agenda.
Desde antes da invasão russa da Ucrânia, os EUA forneceram bilhões de dólares em ajuda de segurança para Kiev. A mais recente foi na semana passada, quando Washington disse que entregaria US$ 400 milhões em armas às forças ucranianas, incluindo munições de precisão.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião