Os Estados Unidos ameaçaram impor novas sanções ao Irã e acusaram o país de estar desafiando o mundo ao retomar o enriquecimento de urânio para produção de combustível nuclear. Já a Rússia pediu ao governo iraniano que mude de atitude para permitir que se façam concessões.

CARREGANDO :)

O Irã retomou o enriquecimento de urânio em pequena escala na terça-feira, disseram fontes próximas à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

As atividades estavam suspensas desde novembro de 2003 para permitir negociações com o Ocidente sobre o programa nuclear. Países europeus e os EUA temem que o Irã esteja desenvolvendo armas nucleares.

Publicidade

- Eles cruzaram um ponto e estão fazendo um desafio aberto à comunidade internacional - disse a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, à Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Os EUA, que há anos impõem sanções econômicas ao Irã, estão analisando a possibilidade de ampliar as medidas, disse ela.

A secretária também afirmou que o presidente George W. Bush vai pedir ao Congresso US$ 75 milhões para incentivar a democracia no Irã. Essa providência já recebeu críticas de pessoas que acreditam que ela será inútil, devido à hostilidade dos iranianos em relação aos EUA.

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, afirmou que o Irã precisa interromper o enriquecimento de urânio para dar uma chance de sucesso à proposta russa sobre o impasse. Para ele, impor mais sanções ao Irã só piorará a situação.

A Rússia apoiou a resolução aprovada no dia 4 de fevereiro pela AIEA, que decidiu pela submissão do Irã ao Conselho de Segurança da ONU, masé autora de uma nova idéia para acabar com o impasse. Pela proposta, o urânio iraniano seria enriquecido em território russo.

Publicidade

Depois de uma reunião com líderes da União Européia em Viena, Lavrov disse que as negociações entre Rússia e Irã, marcadas para 20 de fevereiro, terão como base um pacote de incentivos econômicos aos iranianos, em troca da redução de sua atividade nuclear.

- Para que isso aconteça, é necessário que sejam retomadas as negociações (da UE com o Irã), e está claro que o Irã deve voltar à moratória contra o enriquecimento em seu território - disse ele. - Sanções são simplistas. Elas não vão ajudar. Nunca ajudaram - acrescentou.

A Rússia tem grandes interesses comerciais no Irã, incluindo a construção de um reator nuclear.

A decisão iraniana de retomar o enriquecimento, em represália à resolução da AIEA, atraiu críticas de muitos países. A Áustria, atual presidente da UE, disse que a medida aumentou as tensões de forma desnecessária.

- Não estamos questionando o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear. Mas o histórico do programa nuclear iraniano e as muitas perguntas sem resposta suscitaram sérias dúvidas sobre o uso exclusivamente pacífico desse programa - disse a ministra das Relações Exteriores da Áustria, Ursula Plassnik, ao ministro iraniano Manouchehr Mottaki, em telefonema na terça-feira.

Publicidade