Os Estados Unidos acusam o Brasil de não cumprir a Convenção de Haia de Sequestro Internacional de Crianças. Em relatório divulgado nesta terça-feira (01) pelo Departamento de Estado e enviado ao Congresso americano, o Brasil aparece ao lado de Honduras e México como os únicos três países que não respeitam o tratado, entre 68 signatários.
Segundo o governo americano, em 2009 foram reportados os sequestros de 31 crianças para o Brasil. Essas crianças estão atualmente em solo brasileiro e deveriam ser devolvidas para os Estados Unidos, segundo o governo americano.
A Convenção de Haia é um acordo multilateral que trata dos casos em que um dos pais leva o filho ou filha a outro país - o objetivo é "assegurar o rápido retorno de crianças que foram abduzidas de seus países de residência habitual".
Caso Sean
O caso do menino Sean, que foi devolvido este ano ao pai americano David Goldman, aparece como "notável" no relatório "Enquanto o caso estava tramitando em tribunal federal, a secretária de Estado Hillary Clinton abordou a questão com o chanceler Celso Amorim e o presidente Obama também levantou a questão com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a visita de Lula a Washington, em 2009." Procurado pela reportagem, David Goldman não retornou a ligação.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula