Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra no Oriente Médio

EUA anunciam pausas em Gaza, mas Israel diz que medida está vigente desde domingo

Palestinos do norte de Gaza aguardam deslocamento para o sul do território pela estrada Salah a-Din (Foto: EFE/EPA/HAITHAM IMAD)

Ouça este conteúdo

Os Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (9) que Israel concordou em permitir “pausas humanitárias” de quatro horas no norte da Faixa de Gaza com o objetivo de facilitar a saída de civis.

Em uma conversa com jornalistas, o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, anunciou que Israel comunicou aos EUA que durante estas pausas, que começariam hoje, “não haverá operações militares”. Entretanto, o governo israelense diz que estas medidas já vinham sendo adotadas nos últimos dias.

O jornal Times of Israel afirmou que Israel tem implementado pausas desde domingo (5), ao abrir um corredor humanitário diário de quatro horas na estrada Salah a-Din para que os palestinos do norte de Gaza sigam para o sul.

No entanto, segundo o periódico, o governo israelense tem se referido a essas ações como “corredores humanitários” e não como “pausas humanitárias”.

“Israel está abrindo corredores seguros do norte ao sul da Faixa, com 50 mil habitantes de Gaza utilizando-o apenas ontem”, informou o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, segundo o Times of Israel.

Na semana passada, Netanyahu afirmou que um cessar-fogo só ocorreria caso os cerca de 240 reféns mantidos pelo Hamas fossem libertados. Em entrevista à emissora americana ABC News, o premiê manteve essa posição, mas admitiu que pequenas pausas poderiam ser adotadas.

O porta-voz da Casa Branca lembrou que as pausas no sul de Gaza permitiram a saída de milhares de pessoas e a entrada de ajuda humanitária, mas que este auxílio precisa aumentar.

Nesse sentido, comemorou que 106 caminhões tenham entrado no sul de Gaza através da passagem de Rafah, que conecta o enclave com o Egito, mas espera que este número aumente o mais rápido possível. (Agência EFE)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.